segurança em condomínio

5 dicas importantes para aumentar a segurança em condomínio

Apesar de serem considerados seguros, os condomínios sofrem cada vez mais invasões e roubos a cada ano. Apenas na cidade de São Paulo, falhas no controle de acesso causaram um aumento de 56% no número de invasões a condomínios entre janeiro a abril de 2018.

Com a escalada da violência nos grandes centros urbanos, esses números continuam a crescer por todo o país. Por isso, algumas medidas importantes devem ser tomadas para aumentar a segurança. Para minimizar os riscos, é importante investir em equipamentos e na capacitação dos porteiros e funcionários. 

Mas você sabe como aumentar a segurança em condomínio? Neste artigo, você encontrará dicas úteis que poderão ajudá-lo a tornar o seu residencial muito mais seguro e protegido. Confira!

Veja como reforçar a segurança em condomínio

A maior parte das invasões em condomínios ocorre na porta da frente e na garagem, que são áreas de grande fluxo de pessoas. Os criminosos se aproveitam de falhas no controle de acesso do condomínio para realizar roubos em vários apartamentos.

1. Tenha cuidado com visitantes e entregadores

Para burlar a segurança e entrar nos prédios, muitas vezes os assaltantes se disfarçam de entregadores, visitantes e prestadores de serviços. Por isso, todos os visitantes devem ser identificados na portaria. O porteiro ou vigilante tem a responsabilidade de realizar a identificação de cada pessoa que entra e sai do condomínio, exigindo uma documentação com foto.

segurança em condomínio

2. Instale uma proteção adicional na guarita

Porém, muitas vezes esses criminosos usam identificações falsas para entrar no condomínio. Para aumentar a proteção dos porteiros, é interessante instalar uma gaiola na guarita ou portaria. Desse modo, ajuda-se a prevenir possíveis violências ou arrombamentos no edifício.

Alguns prédios mais bem equipados têm um sistema de passa-volume para a entrega de mercadorias. Ela evita que os porteiros e os moradores fiquem vulneráveis a um falso entregador. O controle de acesso ao é feito pelo interfone, sem qualquer contato físico. O entregador fica restrito aos limites da entrada, sem ter acesso direto ao condomínio.

3. Invista em equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança se tornaram grande aliados no monitoramento do controle de acesso dos condomínios. Entre eles, podemos citar as cercas elétricas, circuito fechado de TV, alarmes, sensores de presença, guaritas blindadas, aceleradores de portão automático, entre outros. 

Além de inibir a ação de bandidos, alguns equipamentos também ajudam na identificação deles. As câmeras internas de segurança devem ser instaladas nas áreas comuns do imóvel, de forma que fiquem discretas e imperceptíveis a desconhecidos que transitam pelo local.

Recomenda-se a contratação de uma empresa especializada em segurança para fazer um planejamento e identificar quais equipamentos devem ser usados. Desse modo, será possível contar com um sistema realmente eficaz, evitando uma falsa sensação de segurança.

4. Evite o contato com desconhecidos com o porteiro remoto

Com a portaria remota, as atividades que antes eram feitas pessoalmente pelo porteiro passem a ser feitas a distância em uma central de monitoramento. O profissional não tem contato direto com desconhecidos, o que contribui para reduzir os riscos de falhas humanas.

A central fica responsável por monitorar e controlar a entrada e da saída de moradores, veículos, entregadores e prestadores de serviços. Caso ocorra uma emergência, os funcionários conseguem entrar em contato com as autoridades rapidamente.

segurança em condomínio

5. Capacite os porteiros com um treinamento de segurança

As normas de segurança do condomínio devem ser conhecidas por todos os moradores e funcionários. Para isso, eles devem receber um treinamento adequado. Também é importante verificar os antecedentes criminais dos funcionários e colaboradores.

Além dos funcionários e dos porteiros, os moradores também precisam contribuir para a segurança condominial. O síndico é responsável por informá-los sobre as regras que devem ser seguidas para reduzir os riscos de uma invasão. 

Essas regras geralmente estão descritas no manual de segurança do condomínio.

Veja como a máquina de água Purificatta aumenta a segurança em condomínio

O sistema da Purificatta traz muito mais segurança para os condomínios. Ele permite que os moradores possam reabastecer os seus galões sempre que quiserem, sem precisar sair até a rua para comprar o produto.

A máquina fica instalada em um ambiente comum do prédio, onde todos têm fácil acesso, sem riscos de assalto. Ela produz água pura e inteligente todos os dias, a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive aos domingos e feriados.

segurança em condomínio

Desse modo, os moradores não precisam deixar nenhum estranho entrar no condomínio ou em sua residência para entregar o galão de água. Basta apenas levar o seu próprio recipiente até a área comum de seu condomínio onde a máquina está instalada, com toda segurança e comodidade. Lembrando que você pode usar recipientes de qualquer tamanho, desde um copo a um galão de 20L.

Além de oferecer água de altíssima qualidade, outra vantagem desse sistema é a economia – a água tem custo até 60% menor em comparação com a água mineral. Com um pequeno valor mensal, o seu condomínio adquire a máquina e os moradores recebem água ilimitada e de altíssima qualidade. Os moradores pagam uma pequena taxa mensal e têm o direito de consumir a quantidade de água que quiserem.

Outro diferencial é que você pode reutilizar o galão sempre que for pegar a água. Dessa maneira, você diminui a quantidade de garrafas plásticas consumidas, evitando o descarte desnecessário e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.

Atualmente, mais de 300 condomínios já se beneficiam do sistema de tratamento de água da Purificatta. Como resultado, mais de 50 mil famílias já podem beber água de alta qualidade por um valor muito mais acessível.

Como vimos, muitas medidas podem ser tomadas para aumentar a segurança em condomínio, como ter cuidado com entregadores, investir em equipamentos e capacitar porteiros.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como funciona a máquina Purificatta em condomínios? Acesse este formulário e baixe o nosso folheto completo.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também