quantidade ideal de água

A quantidade ideal de água para beber por dia

A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. Afinal, o corpo humano é composto de aproximadamente 70% de água. Esse líquido precioso é responsável por vários processos que ocorrem em nosso organismo, como a digestão, circulação, o transporte de nutrientes, a regulação da temperatura corporal, a eliminação de toxinas, entre outros.

Embora as pessoas digam que devemos tomar dois litros de água diariamente, a verdade é que nossa quantidade necessária de água por dia varia muito de um indivíduo para outro. A quantidade de água que ingerimos depende de fatores como o nível de atividade física, o clima onde a pessoa mora, o metabolismo, a dieta, o peso de cada indivíduo.

Veja qual é a quantidade de água recomendada

Uma vez que o nosso corpo não estoca água, ele precisa repor as perdas de líquidos diariamente, principalmente nos dias de calor.

Um adulto saudável deve tomar cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Uma pessoa de 70 kg, por exemplo, deveria ingerir 2450 ml de água pura por dia.

A ingestão maior de água deve ser feita entre as refeições. Durante as refeições, deve haver o consumo de no máximo 250 ml de líquidos, pois beber mais que isso atrapalha a digestão, já que diluímos a quebra dos alimentos.

É preciso levar em conta que os alimentos também são boas fontes de água. Por isso, quem come muitas verduras e frutas necessita consumir menos água, enquanto aqueles que ingerem muito sal vão precisar de uma maior quantidade do líquido.

Já as pessoas que praticam atividade física precisam tomar cerca de 500 ml a 1 litro de água a mais por cada hora de atividade física, principalmente se transpirar muito durante o treino. A hidratação deve ser feita antes, durante e após a atividade física, para garantir o equilíbrio dos fluidos corporais, a preservação do sistema imunológico e a regulação da temperatura corporal.

Saiba como avaliar o seu consumo de água

Sentir sede e a boca seca são os primeiros sintomas de desidratação. Porém, quando você sente sede, é sinal de que já está um pouco desidratado. Por isso, você não precisa esperar até ficar com sede para beber água. Além disso, outros sintomas, como fadiga, dor de cabeça, tontura, sonolência e boca seca, também podem significar desidratação.

Um recurso para se certificar de que está tomando a quantidade de água suficiente é observar a frequência com que você urina e a cor da sua urina. O ideal é que ela seja amarelo-clara. Quanto mais clara for a cor da urina, menos concentrada ela está e portanto a pessoa está hidratada. Se você perceber que está indo poucas vezes ao banheiro e a urina estiver amarelo-escura e com odor forte, é sinal de que está ingerindo pouca água.

Conheça os benefícios da água para o organismo

A água é responsável por vários processos que ocorrem em nosso organismo, como digestão, circulação, eliminação de toxinas, entre outros. Ela ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino. Além disso, a água é muito importante para o metabolismo, a produção de enzimas e saliva para digestão.

Além de auxiliar em todo o funcionamento do organismo, beber água ajuda a emagrecer. As pessoas às vezes confundem a necessidade de tomar água com fome. Se você não está bem hidratada durante o dia, as chances de comer alguma coisa quando não precisa aumentam.

Por outro lado, não se deve beber mais água do que a quantidade ideal, pois o consumo em excesso pode prejudicar o funcionamento dos rins, o que não é recomendável especialmente em casos de insuficiência renal ou retenção de líquidos. Caso você beba menos água que o necessário, aumentam as chances de desenvolver doenças, como pedra nos rins.

Portanto, tenha sempre uma garrafinha com água por perto para se hidratar corretamente. Mas procure tomar água aos poucos, de um a dois copos por vez. Se tomar dois litros de água de uma vez, o organismo não conseguirá fazer a filtragem das impurezas tão rapidamente.

Procure consumir água de boa qualidade

Uma ótima maneira de se conseguir água de qualidade é utilizar as estações de água compartilhada, que oferecem água de qualidade a um preço mais acessível. Esse serviço já é muito comum nos EUA e na Europa e chegou também ao Brasil.

A Purificatta, empresa pioneira no setor das chamadas estações de purificação de água coletivas no País, produz estações de purificação de água de uso coletivo para os mais diversos tipos de aplicações, desde condomínios, empresas e supermercados.

Para garantir a qualidade do produto, a máquina possui seis processos de purificação. Ela elimina bactérias, agrotóxicos, metais pesados, entre outros poluentes, e possui certificação máxima junto ao INMETRO.

Como vimos, muitas funções do nosso organismo podem ser beneficiadas apenas pela mudança no modo de consumir água. Portanto, é muito importante consumir a quantidade ideal de água para beber por dia e utilizar uma água de boa qualidade.

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