Água: conheça sinais de que você está bebendo pouco, consequências e como evitar

A água é fundamental para o organismo e para a saúde

 

Durante a rotina do dia a dia é fácil esquecer de tomar água. No entanto, todos sabemos que ela é essencial para nosso corpo e nossa saúde. Além de a maior parte do nosso corpo ser formada por água, ela tem a função fundamental de eliminar o que é prejudicial para a saúde.

Consumir pouca água traz consequências para todo o corpo, incluindo efeitos na pele, digestivos e no cérebro. Além de ajudar a evitar esses problemas, a água também traz benefícios.

Alguns sinais do corpo podem ajudar a perceber se você está bebendo pouca água. Confira alguns sinais:

  1. Boca e pele secas
  2. Olhos fundos
  3. Tontura
  4. Fraqueza
  5. Cansaço excessivo
  6. Diminuição da elasticidade da pele
  7. Dor de cabeça
  8. Diminuição ou ausência de lágrimas
  9. Queda da pressão arterial
  10.  Aumento da frequência cardíaca

 

O governo do estado do Rio de Janeiro também destaca alguns sinais da falta de água. Além dos já citados, está o mais óbvio: muita sede. Outro sinal importante é a urina amarelo-escura, além de cãibras, prisão de ventre, dor nas articulações, sensação constante de fome e problemas digestivos.

Recomendação

A quantidade de água que deve ser consumida depende de alguns fatores, conforme o Ministério da Saúde. Entre eles estão peso, atividade física, clima e temperatura ambiente. A entidade aconselha que não se espere sentir sede para beber água e que o consumo seja distribuído ao longo do dia.

Para lembrar de consumir mais água, você pode tomar algumas atitudes. Uma delas é carregar uma garrafa com você, programar o despertador do celular para lembrar de tomar água ou até mesmo baixar um aplicativo para isso. Se você apenas não gosta de beber água pura, uma alternativa simples é saborizar a água. Isso pode ser feito com gengibre, hortelã, rodelas de limão, de laranja ou como preferir.

Consequências:

Não beber água, como mostramos, traz consequências para o corpo e a saúde. No entanto, elas podem ser ainda mais graves e duradouras, de acordo com publicação da Veja Saúde. Estudos mostram que o menor nível de hidratação pode levar a piora na memória, atenção e na velocidade motora. Em crianças, uma pesquisa mostrou que a hidratação está ligada ao desempenho escolar.

Alguns efeitos fáceis de serem notados são o envelhecimento da pele, deixando rugas mais evidentes, e o mau hálito, pela diminuição de saliva. O cansaço também aparece com a falta de água, já que seu corpo precisa trabalhar mais para realizar suas funções. Estudos sugerem também que a baixa hidratação também pode dificultar a perda de peso.

Benefícios

Além de evitar essas consequências, o consumo de água tem diversos benefícios. Entre eles, está a maior disposição, melhora da memória, diminuição de dor após exercícios físicos, regulação do intestino, desaceleração do envelhecimento da pele, aumento da imunidade, atenuação das acnes e um sono melhor, conforme o Viva Bem UOL.

 

Fonte

Ministério da Saúde, Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Rio de Janeiro; Veja Saúde; Viva Bem UOL; Unimed Fortaleza.

 

 

 

 

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