água saborizada

Águas saborizadas para você beber mais água durante o dia

Quem não gosta de beber água tem a opção de tomar água saborizada, que além de deliciosa também é muito saudável. Basta inserir pedaços de frutas, canela, folhas de hortelã ou gengibre para deixar a água com um sabor delicioso. Com esses sabores incríveis, quem ingere pouca quantidade diária de água ganha um atrativo extra para aumentar o seu consumo.

Conheça os benefícios da água saborizada

Aromatizar a água com limão, pepino ou folhas de hortelã é uma excelente opção para quem tem dificuldade para beber água pura regularmente. Por não ter açúcar na receita, a água saborizada tem poucas calorias, provenientes apenas dos alimentos que foram inseridos na água. Ela pode ser consumida durante todo o dia e não há contraindicações ao seu consumo.

Além do sabor refrescante, a água aromatizada adquire os nutrientes dos alimentos adicionados. Os fitoquímicos e os compostos ativos dos ingredientes utilizados ficam na água, trazendo benefícios como energia extra, melhora na digestão, menos toxinas e combate às agressões dos radicais livres.

Por exemplo, o limão e a laranja ajudam a desintoxicar o organismo e a eliminar toxinas. Além disso, essas frutas contêm vitamina C, que ajuda a fortalecer o organismo e promove um verdadeiro detox do corpo, ajudando a eliminar a gordura.

O pepino ajuda a refrescar e também evita a retenção de líquidos, devido à sua ação diurética.

O gengibre é uma raiz termogênica que aumenta o metabolismo e, por isso, é ótimo para quem precisa emagrecer e queimar gordura. Rico em potássio (415 mg) e magnésio (43 mg), o gengibre melhora a circulação sanguínea e facilita o bombeamento do sangue para o cérebro, ajudando a evitar dores de cabeça e sintomas de enxaqueca a longo prazo.

A berinjela tem antioxidantes que atrasam o envelhecimento das células e é rica em fibras que ajudam a combater a prisão de ventre.

O abacaxi traz benefícios como a melhora da digestão, o combate a inflamações, o equilíbrio de eletrólitos (minerais com carga elétrica), a diminuição do inchaço, o fortalecimento das gengivas, a preservação dos dentes e a melhoria da visão.

Como preparar a água saborizada

O modo de preparo é basicamente o mesmo para todas as receitas: adicionar pedaços dos alimentos desejados em uma jarra de água e deixar descansar por algumas horas. Escolha e misture de dois a quatro alimentos (ervas, frutas, sementes e especiarias). Com um pilão, macere parte das ervas para que liberem um pouco do aroma. Em seguida, acrescente as frutas e a água.

Coloque todos os ingredientes em uma jarra com tampa e deixe descansar na geladeira ou em temperatura ambiente por, no mínimo, três horas. Agite a água saborizada antes de consumir. Adicione gelo, se quiser. Beba apenas o líquido, descartando o alimento usado no preparo.

Uma boa dica é preparar a água aromatizada durante a noite e deixá-la dormir na geladeira, para que possa absorver bem os nutrientes, cor e sabor dos alimentos.

Para quem quer emagrecer, é melhor beber a água gelada. A temperatura baixa faz com que ela se transforme em um termogênico poderoso capaz de acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura. Ela ajuda ainda a aumentar a saciedade e enganar o estômago, evitando a fome fora de hora. Consumindo antes das refeições, você também tende a comer menos.

Veja algumas receitas de água saborizada

A seguir, veja algumas receitas para você preparar a sua água saborizada.

Água aromatizada de maçã e canela

(termogênico)

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de canela natural e sem açúcar.
  • 1 maçã verde.
  • 1 limão.
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Coloque a água para esquentar, sem deixar chegar a ferver. Corte a maçã em pedaços. Depois de aquecer a água, transfira todos os ingredientes para um recipiente e tampe durante dez minutos. Deixe esfriar e leve para a geladeira, deixando descansar durante duas horas.

Coloque a colher de sopa de canela dentro de uma jarra com um litro de água.

Mexa bem e reserve a água com canela de um dia para o outro.

Água aromatizada de laranja, limão e pepino

(antioxidante e diurética)

Ingredientes:

  • 1 limão taiti, cortado em rodelas, com a casca.
  • 1 laranja lima, cortada em rodelas, com a casca.
  • 1 laranja pera cortada em rodelas, com a casca.
  • 1 pepino cortado em rodelas, com a casca.
  • 1 litro de água.

Modo de preparo:

Lave bem as rodelas de limão, laranja e pepino.

Despeje a água em uma jarra ou pote transparente e adicione as rodelas dos ingredientes.

Água saborizada de limão, erva-doce e hortelã

(digestiva e desintoxicante)

Ingredientes:

  • 1 limão-siciliano cortado em rodelas, com a casca;
  • 10 folhas de hortelã fresca;
  • 1 talo de erva-doce cortado em tiras finas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: Higienize o limão, a erva-doce e a hortelã. Com um pilão, macere um pouco as ervas. Encha uma vasilha com água e adicione as rodelas de limão, as folhas de hortelã e as tiras de erva-doce. Tampe, guarde na geladeira e deixe descansar durante oito a 10 horas.

Conheça as estações de purificação de água

Uma ótima maneira de se conseguir água de qualidade é utilizar as estações de água compartilhada, que oferecem água de qualidade a um preço mais acessível.

A Purificatta é uma empresa pioneira no Brasil no setor das chamadas estações de purificação de água coletivas – muito comuns nos EUA e na Europa.

Uma das grandes vantagens da máquina de purificação é a economia – a sua água tem custo até 60% menor em comparação com outras águas. Para garantir a qualidade do produto, a máquina possui seis processos de purificação.

Em alguns condomínios, o morador paga uma taxa mensal – em média, apenas 9,90/mês para cada morador – e tem direito a consumir a quantidade de água que quiser. A instalação e manutenção ficam por conta da própria empresa. Além disso, o usuário pode reutilizar os recipientes, reduzindo assim o descarte de lixo plástico e ajudando a preservar o meio ambiente.

Como vimos, a água saborizada é um recurso saboroso, refrescante e saudável para você beber mais água e ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Você gostou desse artigo? Compartilhe esse post nas redes sociais para que os seus amigos também possam conhecer os benefícios da água saborizada.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também