lixo eletrônico

Como fazer o descarte correto de eletrônicos

No mundo atual é grande a preocupação com o meio ambiente e sustentabilidade. Isso envolve desde ações de grandes organizações e governos, até os pequenos hábitos do nosso dia-a-dia.

Com relação ao lixo, é extremamente importante fazer a coleta seletiva em casas, escolas e empresas. No caso do lixo eletrônico, o descarte deve ser feito de forma separada dos demais resíduos.
Já sabemos que esse descarte deve estar implantado na nossa rotina, mas o que especificamente se classifica como lixo eletrônico? O que fazer com ele?

Em seguida, acompanhe a leitura para tirar suas dúvidas e saber mais sobre como fazer o descarte correto de eletrônicos.

O que é lixo eletrônico?

Também conhecido como lixo computacional, lixo eletrônico se trata dos equipamentos eletrônicos descartados ou obsoletos, o que inclui computadores, televisores, celulares, baterias, impressoras, câmeras, entre outros dispositivos.

Com a evolução da tecnologia e as várias opções que o mercado nos dá, é cada vez mais comum estarmos descartando esse tipo de equipamento. No entanto, para que substâncias tóxicas e cancerígenas como cádmio, níquel, chumbo, mercúrio e lítio cancerígenas não sejam absorvidas por pessoas ou animais, o descarte correto é fundamental.

lixo eletrônico

Como fazer o descarte correto de eletrônicos?

Para estar seguro de que o eletrônico jogado fora não será prejudicial ao meio ambiente, podemos contar com alguns recursos na hora do descarte.

Existem diversas empresas ou cooperativas que trabalham com a reciclagem desses materiais. Por isso, uma boa dica é pesquisar lugares como esses em sua região e contatá-los para fazer o descarte de maneira correta.

Empresas de telefonia também costumam ser importantes nessa hora. Algumas delas recebem celulares e baterias que foram rejeitados e encaminham para o local correto.

Em casos em que o equipamento ainda esteja funcionando, é sempre bom considerar a ideia de doar ou revender. Estando em boas condições de uso, eles ainda podem ser úteis para outras pessoas ou instituições sociais.

Considere essas ideias na hora de descartar o seu próximo lixo eletrônico e faça a sua parte na preservação do meio ambiente.

Gostou do nosso artigo? Então clique aqui e leia mais conteúdos como este.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também