uso-de-plastico-no-dia-a-dia-purificatta

Como reduzir o uso de plástico no dia a dia

O plástico está em toda parte de nossa rotina diária. Embora seja útil, ele também se mostra bastante agressivo ao meio ambiente, quando usado de modo descartável, pois leva cerca de 200 anos para ser decomposto na natureza. Mas como podemos reduzir o uso de plástico na nossa vida?

Como você deve saber, esse material apresenta características como leveza, versatilidade, resistência, durabilidade e alta capacidade de reciclagem. Sua reutilização adequada beneficia o meio ambiente, reduzindo a necessidade de mais aterros sanitários e evitando a extração de recursos naturais para novas matérias-primas.

Em seguida, confira nossas dicas de como reduzir o uso de plástico no dia a dia e contribuir para tornar o mundo mais sustentável.

Saiba como substituir o plástico no cotidiano

Qualquer bebida ou refeição que fazemos na rua geralmente envolve alguma embalagem de plástico. Para evitar isso, utilize talheres, copos e pratos de vidro ou mesmo daqueles plásticos mais durinhos, que podem ser lavados e reutilizados.

No entanto, o ideal mesmo é utilizar canecas e copos reutilizáveis, que podem ser lavados e carregados por toda parte. E que tal trocar a colher de plástico por uma de bambu ou metal? Pequenas atitudes, embora pareçam insignificantes, podem fazer uma grande diferença em grande escala.

utensilhos-reutilizaveis-purificatta

Esqueça os canudinhos

Outro problema são os canudinhos de plástico, que podem ficar perdidos por 100 anos na natureza até se decompor. Por isso, eles estão sendo banidos pouco a pouco, pelo perigo que oferecem ao meio ambiente e aos animais marinhos. Cerca de 500 milhões de canudos são consumidos diariamente. Por isso, habitue-se a beber diretamente da lata ou do copo para evitar o canudinho. Além disso, existem canudos reutilizáveis, de metal, que podem ser uma alternativa eficaz pra você.

Recicle sempre que puder

Os plásticos geralmente podem ser reciclados. Garrafas plásticas, caixas de suco e leite, embalagens de óleo de cozinha, detergente para louça e outros produtos de limpeza costumam ser feitas de plástico reciclável. Antes de serem colocadas em lugares apropriados, essas embalagens devem ser esvaziadas, mas não precisam ser lavadas. Verifique nos postos de coleta quais itens são aceitos.

Reutilize sempre que for possível

Há muitas maneiras criativas de reaproveitar as embalagens de plástico em nossa casa. Por exemplo, você pode usar as vasilhas de suco para regar as plantas. Os potes de manteiga ou de sorvete podem ser usados para guardar outros alimentos. As garrafas de refrigerante de dois litros podem ser usadas como pequenas jardineiras, que também são ótimas para germinar sementes.

Utilize ecobags para as compras

A maioria dos grandes supermercados tem ecobags para vender nos próprios caixas, o que facilita ainda mais a substituição das sacolas de plástico por sacolas reutilizáveis.

As ecobags são fabricadas nos mais diversos tamanhos e materiais, sejam de tecido ou outros. Elas podem ser lavadas e conservadas durante anos! Existem modelos que são dobráveis e cabem na bolsa e podem servir para compras eventuais.

Evite comprar garrafinhas d’água

As garrafas de plástico são um dos principais problemas quando falamos de resíduos, pois nem todas são totalmente recicláveis. Por isso, caso você queira utilizá-las, procure reabastecê-las e reutilizá-las com água tratada, em vez de simplesmente  jogá-las no lixo.

Prefira garrafinhas reutilizáveis, daquelas que vemos na academia. A melhor opção seria optar por comprar água em galões retornáveis ou beber água filtrada utilizando um bom purificador. Muitos condomínios já possuem estações de água compartilhada, que oferecem água de qualidade a um preço mais acessível.

Conheça as vantagens das estações de purificação

conheça a máquina Purificatta

Ao utilizar as estações de purificação de água, o usuário pode reutilizar os recipientes, reduzindo assim o descarte de lixo plástico e ajudando a preservar o meio ambiente. Outra das vantagens da máquina é a economia – a sua água tem custo até 60% menor em comparação com a água mineral.

A Purificatta é uma empresa pioneira no Brasil no setor das chamadas estações de purificação de água coletivas – muito comuns nos EUA e na Europa. A fim de garantir a qualidade do produto, a máquina possui seis filtros de purificação.

Essas estações de purificação são adotadas com grande sucesso em condomínios residenciais. Os moradores pagam uma taxa mensal e têm direito a consumir a quantidade de água que quiserem. A instalação e manutenção ficam por conta da própria empresa.

Quer saber mais? Visite nosso blog e conheça mais vantagens da máquina Purificatta. Depois desse texto, você acha que consegue reduzir o uso de plástico na sua vida? Então conte para a gente nos comentários!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também