Consumo consciente - Purificatta

Consumo consciente. Pequenas mudanças que ajudam a salvar o planeta

Muitas vezes, ficamos tristes ao pensar na velocidade em que o homem vem degradando a natureza. Atribuindo toda a responsabilidade a fenômenos globais como aquecimento global e superpopulação. Porém, ao pensar apenas numa escala macro, muitas vezes nos esquecemos de nossa parcela de responsabilidade e das coisas que podemos fazer para contribuir para um mundo melhor. Que tal começar agora a ter um consumo consciente?

Para que possamos mudar as nossas vidas e contribuir para preservar o planeta, é preciso, antes de tudo, mudar os próprios hábitos. Pequenas atitudes em nosso dia a dia podem ajudar a preservar o meio ambiente. Para isso, basta que você pense sobre as consequências de cada uma suas ações e tome as decisões corretas.

Utilize copos e embalagens retornáveis

Todas as manhãs, bilhões de pessoas se dirigem ao trabalho e tomam um cafezinho para ajudar em sua rotina. Mas essa atitude aparentemente inocente geralmente envolve o uso de copinhos plásticos que, em grande escala, causam um grande impacto ambiental. Isso porque esses copinhos não são biodegradáveis e, se não são reciclados, acabam poluindo o meio ambiente por centenas de anos.

Consumo consciente com embalagem reutilizavel - Purificatta

Minimizar a quantidade de lixo em todos os aspectos de nossa vida pode ser um grande passo para ajudar o meio ambiente. Por isso, para um consumo consciente, é importante utilizar copos laváveis. Você pode utilizá-los no escritório, por exemplo, que pode levar a uma economia de uma quantidade imensa de copos descartáveis ao longo do tempo.

E, quando não puder evitar o recipiente de plástico, assegure-se de que ele terá como destino uma cesta de coleta seletiva de lixo reciclável. Por falar nisso, você separa o lixo em sua casa?

Assuma a responsabilidade pelo lixo que descarta

Outro problema são os canudinhos de plástico utilizados para tomar sucos, drinques e milk shakes – só nos EUA são utilizados 500 milhões de unidades por dia. O problema é que esses canudinhos dificilmente são reciclados e vão parar nos oceanos. Segundo a ONU, são 8 milhões de toneladas a cada ano, ameaçando toda a vida marinha. Para alertar as pessoas, muitos vídeos com canudinhos engolidos por animais têm sido divulgados nas redes sociais.

E que tal passar a comprar mais produtos frescos no mercado local, em vez de consumir produtos industrializados e embalados em recipientes plásticos? Além de descartar menos lixo, você ainda incentiva o comércio local. Ainda evita o deslocamento até um grande supermercado, reduzindo o gasto com combustível e a emissão de poluentes no ar.

Consumo consciente em comercio local - Purificatta

Procure fazer as suas compras em um local onde possa ir caminhando ou de bicicleta. E leve uma sacola retornável, para não ter que usar sacolas de plástico.

Outra medida importante é priorizar alimentos sem agrotóxicos, que são responsáveis pela contaminação de solos e córregos, provocando danos para o meio ambiente e para a saúde humana.

Atente também para o consumo de energia

Os celulares se tornaram tão importantes no nosso dia a dia que parece difícil imaginar como a humanidade conseguiu sobreviver tanto tempo sem eles. Porém, em função de suas várias funcionalidades e aplicativos, a bateria dura pouco e, por isso, é preciso recarregá-lo com frequência.

Para evitar gastos de energia desnecessários, você pode evitar deixá-lo ligado na tomada por tempo demais. A dica é válida, sobretudo, para quem tem costume de deixar o aparelho carregando durante toda a noite. Vale lembrar, também, os celulares levam menos tempo para carregar estando no modo avião.

Consumo consciente da água é muito importante

Para ajudar a preservar a água você também deve se lembrar de fechar a torneira enquanto limpa a louça. Assim como diminuir o tempo gasto no chuveiro e evitar deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes.

Ao lavar o carro, não fique com a mangueira ligada o tempo todo, use um balde com sabão para tirar primeiro a sujeira antes de enxaguar.

Além disso, você pode reaproveitar a água da máquina de lavar ou captar água da chuva — utilizando baldes ou micro cisternas — para lavar o chão de sua casa.

Reutilize as embalagens de água

Reutilizar recipientes de água mineral descartáveis ou utilizar embalagens reutilizáveis também pode causar um grande impacto ambiental a longo prazo. Ao reutilizar os recipientes, você reduz o descarte de lixo plástico e ajuda a preservar o meio ambiente.

Consumo consciente com garrafa reutilizavel - Purificatta

Uma ótima maneira de se conseguir água de qualidade é utilizar as estações de água compartilhada. Essas estações oferecem água de qualidade a um preço mais acessível e possibilitam que se reaproveite as embalagens. Esse serviço já é muito comum nos EUA e na Europa e está disponível também no Brasil. A Purificatta traz uma solução para reutilização de embalagens de água, que podem ser reabastecidas nos purificadores de água.

Para garantir a qualidade da água, a máquina de purificação da Purificatta possui seis filtros de purificação. Além disso, uma das grandes vantagens desse sistema é a economia. A sua água tem custo até 60% menor em comparação a água mineral.

Em alguns condomínios em que as estações de purificação estão instaladas, o consomínio paga uma taxa mensal. Dessa forma todos os condôminos têm direito a consumir a quantidade de água que quiser. A instalação e manutenção ficam por conta da própria empresa.

Como vimos, pequenas mudanças de hábito podem fazer uma grande diferença e colaborar para salvar o planeta. O importante é você se tornar cada vez mais consciente sobre as suas ações.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como você pode ter um consumo consciente e ajudar a salvar o meio ambiente? Continue acompanhando nossos posts para encontrar mais informações sobre o assunto.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também