reciclar o lixo

Descubra agora como reciclar o lixo mesmo com uma rotina corrida

Muita gente tem vontade de adotar a reciclagem e outros hábitos sustentáveis em sua rotina, mas tem receio de que possa demandar muito trabalho e tempo. Porém, reciclar o lixo é um procedimento simples, que pode ser feito mesmo por quem tem uma rotina corrida.

Boa parte do lixo que produzimos pode ser reciclada. Estima-se que 30% dos materiais que acabam nos aterros são lixos recicláveis que poderiam ser reaproveitados. Porém, apenas 13% dos resíduos sólidos gerados no País vão para a reciclagem, segundo o IPEA.

Entenda a importância de fazer a reciclagem

A reciclagem pode ser entendida como um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, capazes de reintroduzi-los no ciclo produtivo. Entre os seus benefícios, ela reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e dá emprego a milhares de pessoas.

Além disso, a reciclagem de lixo é essencial para diminuir o impacto no meio ambiente. Afinal, ela reduz o volume de resíduos nos lixões e leva a uma menor queima de combustíveis fósseis. Desse modo, contribui para a redução dos gases de efeito estufa, ajudando a amenizar o aquecimento global.

Veja como reciclar o lixo em casa

Existem várias maneiras de reciclar o lixo. Em princípio, se um produto for reciclável, basta descartá-lo de forma correta nos cestos apropriados. Porém, nem todos os bairros têm serviço de coleta seletiva da Prefeitura. Mesmo assim, muitas vezes o descarte pode ser feito por meio de postos de coletas de ONGs e cooperativas de catadores.

Também é possível fazer a coleta com todos os materiais recicláveis na mesma lixeira. Nesse caso, todo o lixo reciclável é coletado junto e somente é separado durante a triagem feita pela empresa responsável pela coleta.

Além disso, você pode buscar reduzir a quantidade do que você vai jogar fora e reutilizar os materiais sempre que possível.

reciclar o lixo

Saiba como separar o lixo para ser reciclado

Separe o lixo reciclável da sua casa de acordo com o tipo do material e, de preferência, limpe-o antes de colocar na lixeira. Apenas passar uma água nas embalagens, retirando o grosso dos resíduos, já é suficiente.

A separação dos resíduos pode ser feita com lixeiras de cores diferentes para separação para os diversos materiais (papel, plástico, vidro, metal, embalagem longa vida). Já os rejeitos não recicláveis são simplesmente descartados em recipiente próprio.

Embalagens de plástico e vidro devem ser bem lavadas para eliminar os restos dos produtos, principalmente no caso de detergentes e xampus. Isso porque os resíduos dificultam a triagem e o aproveitamento do material. As tampas das embalagens de vidro devem ser retiradas.

Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassadas ou prensadas para facilitar o armazenamento. Já os papéis: podem ser guardados diretamente em sacos plásticos, sem amassar.

Conheça os materiais que podem ser reciclados

Materiais como papel, metal, vidro e alguns tipos de plásticos podem ser reciclados. Já os resíduos orgânicos podem ser descartados com o uso de compostagem doméstica.

Todos esses materiais têm valor de mercado, pois são reaproveitados como matéria-prima no processo de fabricação de novos produtos.

Materiais recicláveis

  • Garrafas e embalagens plásticas;
  • Tubos e canos;
  • Brinquedos;
  • Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
  • Isopor;
  • Latinhas de cerveja e refrigerante;
  • Esquadrias e molduras de quadros;
  • Jornais, revistas, papéis e impressos em geral;
  • Embalagens longa-vida.
  • Frascos e garrafas de vidro.

 

reciclar o lixo

Materiais não recicláveis

  • Cerâmicas;
  • Vidros pirex e similares;
  • Acrílico;
  • Lâmpadas fluorescentes;
  • Papéis plastificados, metalizados ou parafinados (embalagens de biscoito, por exemplo);
  • Papéis carbono, sanitários, molhados ou sujos de gordura;
  • Fotografias;
  • Espelhos;
  • Pilhas e baterias de celular (devem ser devolvidos ao fabricante);
  • Fitas e etiquetas adesivas.

Entenda a importância de reciclar o plástico

O plástico está em toda parte de nossa rotina diária. Porém, embora seja útil, esse material também se mostra bastante agressivo ao meio ambiente, pois leva cerca de 400 anos para ser decomposto na natureza. Esse problema aumenta porque quase metade de todo o plástico é utilizado para criar produtos descartáveis, com vida útil menor que três anos.

De acordo com relatório da WWF, todo ano mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são descartadas no Brasil de modo irregular, em lixões a céu aberto, sem qualquer tratamento. Outros 7,7 milhões de toneladas vão para  aterros sanitários. E mais de 1 milhão de toneladas sequer são recolhidas pelos sistemas de coleta.

As sacolinhas de plástico são grandes vilãs para o meio ambiente. Isso porque na natureza essas embalagens demoram cerca de cem anos para se recompor. Por isso, devemos sempre procurar usar sacolas retornáveis.

Saiba como reutilizar as garrafinhas de água

A boa notícia é que os plásticos geralmente podem ser reciclados. Garrafas plásticas, caixas de suco e leite, embalagens de óleo de cozinha, detergente para louça, entre outras, costumam ser feitas de plástico reciclável.

Uma boa opção é optar por comprar água em galões retornáveis ou beber água de um bom processador. Muitos condomínios já possuem estações de água compartilhada, que oferecem água de qualidade a um preço mais acessível.

Ao utilizar as estações de processamento de água, o usuário pode reutilizar os recipientes, reduzindo assim o descarte de lixo plástico e ajudando a preservar o meio ambiente. Outra das vantagens da máquina é a economia – a sua água tem custo até 60% menor em comparação com águas de entrega.

reciclar o lixo

A Purificatta, empresa pioneira no setor das chamadas estações de purificação de água coletivas no País, produz estações de tratamento de água de uso coletivo para os mais diversos tipos de aplicações. Elas podem ser instaladas em empresas, condomínios, mercados, academias, escolas, entre outros locais.

Como vimos, diversos produtos que usamos no dia a dia podem e devem ser reciclados. O meio ambiente agradece. Portanto, faça a sua parte e coloque já em prática as nossas dicas de como reciclar o lixo em casa.

Você gostou desse artigo? Aprendeu como fazer a reciclagem? Quer saber mais sobre as estações de tratamento de água Purificatta? Acesse este folder e saiba mais sobre o assunto!

https://purificatta.com.br/home/folheto-condominios/

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também