processo de osmose reversa

Como funciona o processo de Osmose Reversa no tratamento da água

A inovação e tecnologia está por toda parte – inclusive no tratamento da água. Existem processos como por exemplo, ozonização, desinfecção por radiação Ultra-Violeta, dentre outros. Mas você sabe o que é o processo de Osmose Reversa? E como ele funciona? Será que a água produzida é saudável? Acompanhe a leitura em seguida e entenda mais sobre esse assunto.

O que é e como funciona o tratamento de água por Osmose Reversa

Segundo a Organização Mundial da Saúde, um processo que vem sendo empregado na purificação de águas (como por exemplo água do mar) é Osmose Reversa. Esse processo é capaz de reter até 99,98% de microrganismos, toxinas e os mais variados componentes que possam estar presentes na água.

Osmose é o nome dado ao fenômeno que ocorre quando água, dita “solvente”, flui de um ambiente pouco concentrado em “solutos” para um ambiente mais concentrado, quando estes estão separados por uma membrana semipermeável como a membrana plasmática das células. Este fenômeno ocorre de forma natural e espontânea por conta do desequilíbrio químico que há entre as duas soluções. Este movimento acarreta no surgimento de uma pressão no sentido do fluxo da água, essa pressão é chamada de pressão osmótica.

O processo de separação por Osmose Reversa é, como o nome sugere, o inverso do processo de Osmose natural realizado pelas células. Aqui um gradiente de pressão superior à pressão osmótica é aplicado nos componentes do lado mais concentrado da membrana, fazendo com que a água flua de um ambiente mais concentrado para um ambiente diluído. Neste processo são utilizadas membranas sintéticas com permeabilidade semelhante à das células vivas, onde boa parte dos solutos é retida.

Note que os solutos podem ser qualquer componente presente na água que não seja a própria água, por isso a eficiência desta separação é alta.

processo de Osmose Reversa

Como funciona e quais são as vantagens

Basicamente, nesse processo a separação se dá através de membranas semipermeáveis sintéticas pelas quais a água é forçada a permear através de sua matriz polimérica por aplicação de pressão. Como a permeabilidade ou “facilidade” de atravessar a membrana para cada componente presente na água é diferente, esta acaba por separar a água em duas correntes distintas. Uma corrente concentrada onde ficam retidos os contaminantes e a outra corrente de água purificada livre de impurezas.

Uma das grandes vantagens deste sistema de purificação é que este garante uma alta capacidade de remoção de compostos que não podem ser removidos por métodos convencionais com a mesma eficiência, como é o caso das tecnologias atualmente empregadas na grande maioria das estações de tratamento de água.

A água produzida via processo de Osmose Reversa é saudável?

Segundo a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, o processo de Osmose Reversa pode reter comprovadamente cerca de 800 diferentes substâncias químicas contaminantes. Inclusive, alguns médicos indicam o consumo da água produzida por este processo, para amenizar condições clínicas especiais de alguns pacientes. Portanto, a água se torna benéfica já que o processo é muito efetivo e consegue reduzir a patamares extremamente baixos um grande número de substâncias prejudiciais à saúde.

processo de Osmose Reversa

Estações de água Purificatta

As máquinas Purificatta possuem um sistema avançado de processamento de água, que conta com seis etapas, sendo a principal delas uma etapa de purificação via Osmose Reversa. Ao passar por essa etapa, grande parte de vírus, íons de sódio, agrotóxicos e os mais diversos tipos de contaminantes dissolvidos ou não, são eliminados. Além da etapa de Osmose Reversa, as máquinas contam ainda com um sistema de filtração simples para remoção de materiais particulados, filtração em leito de carvão ativado que adsorve compostos orgânicos que conferem gosto ou cheiro a água, e ainda uma etapa de tratamento via exposição à radiação Ultra-Violeta (UV) para garantir a eliminação de quaisquer microrganismos que por ventura estejam presentes na água.

processo de Osmose Reversa

As estações de água podem ser instaladas dentro do seu condomínio sem custo nenhum para você. O valor pago na máquina é mensal e vem do valor que você já paga ao condomínio. Além disso, não há custo de instalação, manutenção, e nem aumento na fatura de água ou luz.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também