Faça a diferença: 10 atitudes para salvar o planeta

Se há algo que essa pandemia da Covid-19 tem nos ensinado é que existem muitas coisas que não podemos controlar, e mesmo com todo o planejamento, metas e estratégicas, você pode ser surpreendido com algo totalmente inesperado. Viver tem dessas coisas, aliás, é isso que faz com que a vida tenha graça. Mas viver só por viver já não basta, é preciso ter um sentido, é preciso estar atento as transformações e o meio ambiente vem sofrendo, há muito tempo com algumas atitudes do homem. Por esse motivo, se há algo que é possível prever e mudar, são as nossas ações e intervenções diante da vida.

Parece até utopia estar falando sobre sentindo da vida e transformação, mas é algo que as pessoas vêm se perguntando, o que é possível fazer, o que eu posso realizar para ajudar o meu bairro, a minha cidade, o planeta.

Para te ajudar a pensar sobre isso, separamos 10 atitudes que podem ajudar a salvar o planeta:

1 . Seja sustentável

“Pensar em sustentabilidade é pensar na família, no próximo e em você mesmo” (Dijalma Moura).

Ser sustentável é pensar “verde”, ou seja, é buscar aquilo que você realmente precisa. Você pode ter ideias sustentáveis, mas se não pôr em prática de nada adianta. Por isso, passe a fazer escolhas diferentes, faça aquela “liberada” no armário, doando aquilo que você não usa ou não precisa. Não compre por impulso, analise se aquilo é realmente necessário. Se preocupe com o planeja, plante uma árvore, cultive flores, não desperdice comida.

  1. Economize água

Mude a forma como escova seus dentes, a torneira não precisa ficar aberta o tempo todo. Aquele banho demorado, será mesmo necessário todos os dias. Identifique se há algum vazamento de água na sua casa. Não desperdice água! Se possível reaproveite a água da chuva e da máquina de lavar para fazer limpezas ou molhar as plantas.

  1. Reutilize embalagens plásticas

Existe uma maneira inovadora e segura de consumir água. A Purificatta é uma empresa que proporciona o compartilhamento de água. Com isso além de você adquirir uma água de qualidade, que passa por cinco estágios de purificação e um de esterilização, você está ajudando o meio ambiente, ao reutilizar a embalagem de água.

  1. Energia

Será que aquele cômodo da casa precisa ter a luz ligada, mesmo sem ninguém nele? Será que precisa ter mais um aparelho ligado ao mesmo tempo, como por exemplo, a televisão e o computador. Economizar luz é mais que uma medida para diminuir o valor da sua cota de energia, é contribuir com o planeta.

  1. Reciclagem

Separe seu lixo de forma correta. Existem muitas pessoas que dependem daquele produto descartável que você jogou fora para viver, então não custa separar adequadamente seu lixo orgânico do reciclável.

  1. Preserve a natureza

Ajude a combater o desmatamento e as alterações de nascente e cursos d’ águas. Rios e mares precisam preservar sua vegetação para equilíbrio da biodiversidade.

  1. Animais silvestres

Não compre e nem venda animais silvestres. Um exemplo disso são os pássaros que costumam ser alvo de traficantes de animais, acabam sofrendo, com a ameaça de extinção de diversas espécies.

  1. Utilize veículos só quando necessário

Os veículos como carros, motos, caminhões são os grandes poluidores do meio ambiente. Na medida em que aumentam os números de veículos, principalmente nas grandes cidades, a qualidade do ar acaba sofrendo e consequentemente a saúde das pessoas. Fazer opções inteligentes a respeito do uso de veículos, faz com que você tenha uma vida mais saudável e contribua para a saúde do planeta.

  1. Alimente-se bem

Cuide de sua saúde, lembre-se da máxima “você é o que você come”, então opte por frutas, verduras, vegetais. Alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos e você ainda contribui para o desenvolvimento da economia da sua região, porque normalmente são agricultores familiares que realizam o cultivo dos alimentos.

  1. Ajude sempre que puder

Não adianta nada você ter uma vida saudável, preservar o meio ambiente e ser insuportável com as pessoas. Sempre que puder ajude o próximo, com uma ação, uma palavra, participe de campanhas. Enfim, além de fazer a diferença no planeta você estará tornando a sua vida mais feliz e com sentido!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também