modernizacao-condominio-1

Modernização nos condomínios. O que faz um condomínio ser moderno?

Atualmente, as inovações tecnológicas vêm se refletindo rapidamente nas mais diversas áreas, mudando o modo como vivemos e nos relacionamos. E essa transformação já chegou também ao setor da habitação.

Novos conceitos de moradia, como customização de apartamentos e economia compartilhada, já chegaram aos condomínios. As possibilidades de uso da inovação, criatividade e reinvenção desses espaços são infinitas.

Você já conhece essas novas tendências e tecnologias usadas no setor de moradia? Sabe o significado de conceitos como customização e economia compartilhada? Neste artigo, você poderá conhecer algumas das tendências de modernização no condomínio. Confira!

Saiba como a economia compartilhada é usada na modernização nos condomínios

Hoje em dia, as famílias são menores, e o consumidor privilegia fatores como a localização e os serviços próximos. O morador não prioriza mais ter um apartamento tão grande, desde que tenha serviços compartilhados, áreas de lazer e segurança no condomínio. E o mercado se empenha para entender as necessidades desses consumidores e lançar produtos específicos para ele.

A economia compartilhada nasce da necessidade de tornar acessível às pessoas os benefícios de determinados produtos ou serviços, sem que elas precisem adquirir o que consomem. Ou seja, nessa mudança de paradigma, o verbo possuir é substituído por compartilhar.

Já consagrado na Inglaterra, França e Holanda, o coliving implica uma convivência em espaços compartilhados. A possibilidade de convívio e facilidade de integração são características desse novo tipo de uso do espaço.

Uma pesquisa revela que 89% dos brasileiros que já experimentaram alguma modalidade de consumo colaborativo ficaram satisfeitos após vivenciar essa experiência. Além disso, 81% dos entrevistados acham que a economia colaborativa torna a vida mais fácil e funcional, enquanto 71% pensam que ter muitas coisas em casa mais atrapalha que ajuda. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

modernizacao-condominio-2

Essa interação entre as pessoas favorece a formação de novas amizades e de novos contatos profissionais. Além disso, outra vantagem é que a união de pessoas de perfis variados e conhecimentos múltiplos permite o compartilhamento de ideias e experiências.

Assim um bom exemplo de como esse conceito pode ser utilizado são os coworkings, espaços de trabalho nos quais diferentes empresas e profissionais dividem um mesmo local. Esses locais vêm crescendo rapidamente no Brasil e já estão presentes em 195 municípios brasileiros, segundo o Censo Coworking Brasil 2019.

Entenda o conceito de arquitetura aberta

O conceito de arquitetura aberta não depende apenas de mudar os móveis de lugar, mas permite que a estrutura dos apartamentos seja modificada quando e como o dono quiser. Essa tecnologia permite customizar os apartamentos, tirando e colocando novos cômodos, movendo paredes, e criando ambientes que não foram planejados inicialmente.

Um exemplo dessa tendência de modernização nos condomínios são os prédios da construtora MaxHaus, que são criados para se adaptar às necessidades de cada morador. A empresa não segue uma planta pré-estabelecida, criando os ambientes de acordo com a vontade dos seus clientes. Toda a flexibilidade de personalização da planta com elementos e instalações pensados para atender a uma enorme diversidade de layouts futuros.

Os prédios da MaxHaus geralmente têm quatro apartamentos de 70 a 74 metros quadrados por andar. Mas, dependendo da necessidade do comprador, é possível até mesclar dois apartamentos, seja na horizontal ou na vertical. Além disso, pode-se escolher o número de quartos e outros cômodos, bem como trocar a posição de todos eles regularmente. Tudo isso sem que a modificação afete na estrutura do restante do prédio.

Veja outras tendências de modernização nos condomínios

Existem muitas outras tendências em tecnologia capazes de beneficiar não só os condôminos, mas também o síndico ou administrador.

Portarias eletrônicas:

A grande vantagem dessa ferramenta é a possibilidade de controlar a entrada e saída de moradores, funcionários e visitantes a distância. Por atuar remotamente, o profissional não tem contato direto com desconhecidos, o que contribui para reduzir os riscos de falhas humanas. Além disso, esses sistemas são operados por profissionais especialistas em segurança e estão interligados às autoridades policiais.

Outra vantagem é que os porteiros eletrônicos podem liberar apenas a circulação de pessoas autorizadas previamente ou em determinados horários. Essa solução também permite o uso de recursos como o reconhecimento facial e biometria.

Cisternas para reaproveitar a água da chuva

As cisternas modulares verticais são soluções muito eficazes, que permitem fazer um melhor aproveitamento da água, colaborar com a sustentabilidade e também reduzir custos.

Com a água armazenada, é possível evitar a falta de água em situações de emergência, como a interrupção do abastecimento na rede pública. Depois essa água pode ser usada para lavar carros e calçadas ou regar o jardim. Além disso, as cisternas possibilitam uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água.

Sistema de geração de energia:

Manter a regularidade da energia elétrica é fundamental em qualquer edifício. Afinal, não há como ficar sujeito às quedas de energia da rede pública, que ocorrem principalmente em meio a tempestades e outros fenômenos naturais. Por isso, contar com uma fonte própria de geração de energia pode oferecer mais conforto, segurança e estabilidade aos moradores.

modernizacao-condominio-3

Conheça a máquina de água Purificatta:

O sistema da Purificatta traz muito mais comodidade, qualidade de vida e segurança para os condomínios. Principalmente ele permite que os moradores possam reabastecer os seus galões sempre que quiserem, sem precisar sair até a rua para comprar o produto.

A máquina fica instalada em um ambiente comum do prédio, onde todos têm fácil acesso, sem riscos de assalto. Ela produz água pura e inteligente todos os dias, a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive aos domingos e feriados.

Desse modo, os moradores não precisam deixar nenhum estranho entrar no condomínio ou em sua residência para entregar o galão de água. Basta apenas levar o seu próprio recipiente até a área comum de seu condomínio onde a máquina está instalada, com toda segurança e comodidade.

Bem como oferecer água de altíssima qualidade, outra vantagem desse sistema é a economia – a água tem custo até 60% menor em comparação com a água mineral. Assim o condomínio adquire a máquina e os moradores pagam um pequeno valor mensal para receber água ilimitada e de altíssima qualidade.

Em conclusão, diversas tendências de modernização nos condomínios, como customização e economia compartilhada, contribuem para torná-los mais funcionais, cômodos e seguros.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como funciona a máquina Purificatta em condomínios? Acesse este formulário e baixe o nosso folheto completo.

 

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também