Pequenas atitudes dos condôminos são essenciais para garantir a segurança

Você mora em um condomínio e passou a ficar mais tempo em casa com pandemia? Você passou a trabalhar em casa e, os seus filhos, que antes passavam o dia todo na escola, começaram a ficar muitas horas dentro do seu apartamento ou na área de lazer do condomínio?

Então nós, da Purificatta, temos certeza que você começou a dar mais atenção para alguns detalhes que passavam despercebidos anteriormente. E um destes detalhes está na segurança do local que você mora.

Muitos moradores tendem a pensar que dentro dos muros do seu condomínio estão seguros, pois a área é cercada de câmeras, e há um porteiro responsável por controlar o acesso de todos. Porém, pagar contratar um profissional ou empresa terceirizada nem sempre é uma garantia de segurança.

Tão importante quando investir em tecnologia e profissionais para trazer uma maior sensação de segurança, são necessárias atitudes diárias de todos os moradores para garantir uma maior tranquilidade para você e para sua família.

Muitos moradores tendem a não ser participativos quando o assunto é segurança, mas é muito importante estar presentes nas reuniões de condomínio e questionar sobre este assunto e, principalmente questionar, especialmente se você não é um especialista no assunto.

Algumas medidas podem representar um certo incômodo, por isso é importante ser flexível, e principalmente elogiar ações implementadas, pois certamente elas terão um impacto direto na sua segurança e da sua família.

Domine todas as tecnologias que estão sendo implementadas. Se no seu condomínio foi implantado sistema de monitoramento que é possível acessar do celular. Entenda como isso funcione e crie o hábito de conferir as câmeras antes de chegar ou sair do prédio. Por meio destas tecnologias é possível detectar a presença de pessoas estranhas, e se você ver algo fora do comum, não pense duas vezes e ligue imediatamente para a polícia, pois agir de forma preventiva é a melhor maneira de evitar crimes.

Você conhece os seus vizinhos? Se não conhece, vá e faça uma visita naquele apartamento do bloco ao lado, pois é importante conhecer minimamente o cotidiano das pessoas que vivem ao seu redor para detectar situações fora da normalidade. Incentive eles a conhecer todos os funcionários que prestam serviço para o condomínio, e combinem sinais luminosos ou códigos de segurança que podem ser utilizados em situações de emergência.

Por fim, combine com seus vizinhos para evitar conversar com parentes ou amigos em frente ao prédio, ou nas proximidades. Pessoas distraídas em frente ao condomínio podem ser um alvo fácil para criminosos. E quando eles forem te visitar, é melhor que você entre separadamente, e adote um sistema de identificação na portaria, pois isso vai dificultar que criminosos acessem o prédio tendo moradores como refém.

Lembre-se que os criminosos estão sempre preparados para aproveitar qualquer oportunid

ade. Por isso os moradores precisam adorar medidas de precaução no seu cotidiano, para não serem pegos de surpresa. Tenha consciência que a falta de procedimentos adequados certamente terá um impacto negativo na sua vida e na vida da sua família.

Então mude as suas ações cotidianas e incentive seus vizinhos a fazer o mesmo, pois desta forma você estará melhorando a qualidade de vida para a sua comunidade. Entenda que são as atitudes individuais que contribuem para a segurança de todos.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também