PERGUNTAS FREQUENTES

Você está com alguma dúvida sobre como funciona a máquina Purificatta? Veja as perguntas mais frequentes abaixo:

É uma máquina de processamento de água para ser instalada no condomínio, numa área comum, para acesso de todos os moradores, onde eles poderão abastecer seus galões de água de forma ilimitada e não terão mais que gastar comprando água.

A Purificatta é uma iniciativa de tecnologia para o consumo de água. Em outras palavras, um jeito moderno de beber água, de forma consciente e compartilhada, valorizando a segurança por diminuir a entrada de entregadores no condomínio, a sustentabilidade ao reaproveitar recipientes descartando menos plástico na natureza, a comodidade do morador se abastecer a hora que quiser, quantas vezes quiser, com a economia de sequer ter custo de manutenção.

A máquina Purificatta é como uma estação de tratamento, de uso compartilhado, que faz um processamento na água, levando a um nível de purificação mais elevado que filtros residenciais. Com o sistema utilizado conseguimos reduzir em até 90% o sódio e em 99,9% os agrotóxicos presentes na água. Além disso, permite ao morador não gastar trocando o filtro de casa, uma vez que a máquina não tem custo de manutenção.

Á máquina é conectada à rede comum do condomínio ou estabelecimento, ou seja, água que vem da rede pública de abastecimento.

A manutenção não tem custo algum e é feita periodicamente conforme a litragem de água que passa pela máquina e a qualidade da água que está entrando nela. Essas informações são aferidas pela nossa equipe com o conhecimento do condomínio ou estabelecimento e a manutenção, quando necessária, é realizada por técnicos especializados da nossa equipe. O condomínio ou estabelecimento tem acesso online aos laudos, certificados e manutenções realizadas pelo portal Purificatta.

O apartamento que tem filtro TEM A LIBERDADE de utilizar a máquina sempre que quiser. Usar a Purificatta pode ser mais econômico que um filtro doméstico, pois o custo de manutenção do filtro doméstico fica por conta do morador, enquanto a manutenção da máquina, é gratuita. Além disso, as análises de água ficam à disposição do morador para comprovar a qualidade da água que a máquina processa. Você tem isso com seu filtro residencial?

No geral o pH da água produzida pela máquina situa-se muito próximo ao pH da água admitida através da rede. Isto pode ser verificado através de ensaios realizados em laboratório acreditado ao INMETRO.

Porém, como explicado acima as máquinas Purificatta possuem um sistema que conta com uma etapa de purificação via Osmose Reversa. Ao passar por essa etapa, grande parte dos componentes presentes na água são retidos em algum grau. Isto pode acarretar em variações de pH em relação a água da rede pois componentes que antes conferiam alcalinidade ou acidez a água, não estarão mais presentes na água produzida em quantidades significativas.

O valor desta variação depende das características físico-químicas locais da água fornecida pela rede de distribuição. Porém, por via de experiências passadas o comum é que essa variação situe se até 0,3 unidades para mais ou para menos em relação a água da rede de abastecimento.

Lembrando que nem mesmo a água da rede de abastecimento estará livre de pequenas variações devido a condições climáticas naturais. Como por exemplo, períodos de seca ou épocas de chuva.

O pH da água de abastecimento público pode variar em função das características físico-químicas de cada região, mantendo se sempre dentro da faixa permitida frente aos padrões de potabilidade estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5, faixa essa que vai de 6 a 9,5.

De acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde – um dos processos que mais vem sendo empregado na purificação de águas (como por exemplo a água do mar) é a Osmose Reversa. Esse processo é capaz de reter com grande eficiência diversos tipos de contaminantes, desde os mais comuns como bactérias, vírus e partículas de sujeira até compostos de difícil remoção como os contaminantes “emergentes” que incluem fármacos, hormônios, agrotóxicos dentre outros.

As máquinas Purificatta possuem um sistema de processamento de água, que conta com seis etapas de purificação, sendo a principal delas a etapa de purificação via Osmose Reversa.

Recentemente, em conjunto com o laboratório da NSF internacional, realizamos ensaios para comprovação da eficácia das máquinas purificadoras frente a remoção de algumas das substâncias constituintes da formulação de agrotóxicos comummente utilizados no país.

Para os componentes testados a eficácia de remoção ficou acima dos 99,9%, comprovando que o sistema de purificação é capaz de reter estes componentes. Acesse os resultados analíticos aqui.

ENERGIA:  O cálculo médio é 3,5kW/h para cada m³ que a máquina processa de água, ou seja, 3,5 kW/h de energia para encher 50 galões de 20 litros de água. A Máquina tem um wattímetro que permite constatar o consumo exato.

ÁGUA:    Da mesa forma que a energia, a máquina conta com um hidrômetro que mede com exatidão o consumo de água que está relacionado a quanto os moradores abastecerem, lembrando que se trata da água do condomínio que os moradores usam em suas torneiras e a máquina somente realiza o serviço de purificação da água.

Infelizmente não. A Purificatta fabrica máquinas de água de uso compartilhado, que visam atender áreas compartilhadas.

Essa máquina não dispõe da opção de refrigeração. Pois visa substituir a necessidade da compra de água em grandes volumes.

No caso da máquina locada pelo condomínio, funciona como qualquer item alugado, o locatário tem responsabilidade pelo item locado.

Pode-se usar qualquer embalagem, mesmo garrafinhas de 500ml. Não há a necessidade de ser um galão de 20 litros.

A Purificatta não doa galões, mas em algumas ações promocionais durante o período pós instalação da máquina, a Purificatta fornece uma certa quantidade de garrafas promocionais para uso dos moradores. Mas cabe sempre lembrar, pode-se abastecer qualquer embalagem (até 20 litros) na máquina.

Como tudo em condomínio é decidido em coletividade para uso de todos, sobre o que é melhor para a maioria, a máquina fica disponível a todos e os apartamentos que não querem fazer uso, tem a liberdade de usar no momento que desejarem.

Entre 3,5 a 4 minutos para encher um galão de 20 litros

A troca está relacionada a quantidade de litros que passa pela máquina e o nível de impurezas que há na água da rede pública que a máquina vai processar.

Não, como o morador tem acesso a máquina 24 horas por dia, acaba-se não gerando filas

Não. Somente temos a máquina disponível nos modos aluguel e comodato, voltado a condomínios, empresas e estabelecimentos comerciais.

Não há limites para o consumo. É ilimitado, 24 horas por dia.

O morador deve trazer de casa seu recipiente devidamente higienizado. Essa é a garantia de que a qualidade da água Purificatta vai ser mantida.

Para ajudar, você pode solicitar através dos nossos representantes, ou do nosso SAC, uma cartilha ensinando como higienizar seus recipientes de forma adequada. Acesse o Conteúdo aqui.

Infelizmente ainda não. Frequentemente somos questionados quanto a isso, mas por enquanto vamos ficar na água somente.

Ficou com mais alguma dúvida?

Então entre em contato diretamente com nosso consultor para saber mais.