alimentação saudável - purificatta

Por que uma alimentação saudável é tão importante pra saúde

Uma dieta nutritiva e bem equilibrada – aliada à prática de exercícios físicos – é a base para a boa saúde. Uma alimentação saudável inclui o consumo de proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis para o coração, vitaminas, minerais e água. Por outro lado, devem ser evitados os alimentos processados, as gorduras saturadas e o álcool.

Você está querendo ter uma alimentação saudável na sua vida? Então continue lendo esse texto para receber algumas dicas.

Saiba como ter uma alimentação saudável

Uma alimentação balanceada ajuda a manter as funções diárias do seu corpo, promove um peso corporal ideal e pode ajudar na prevenção de doenças. Os alimentos fornecem energia para o nosso organismo realizar o metabolismo e ajudam na manutenção e crescimento dos tecidos.

A alimentação correta é justamente aquela que possui todos os nutrientes necessários para o organismo realizar as suas funções no dia a dia. Para isso, é importante que a alimentação inclua os diferentes grupos de alimentos em quantidade adequada.

Para garantir uma alimentação rica em diversos nutrientes, especialmente em vitaminas e minerais, a dica é ter uma dieta colorida, isto é, com frutas e verduras de cores diferentes. Por exemplo, as frutas e verduras amarelas e laranjas são fontes de vitamina A e os vegetais verde-escuros são fontes de ferro.

alimentação saudável - purificatta

Conheça os macronutrientes e os micronutrientes

Os alimentos possuem diferentes nutrientes, que são classificados em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são aqueles que o nosso corpo necessita em grande quantidade, enquanto os micronutrientes são aqueles que o organismo precisa em pequena quantidade.

Entre os macronutrientes, os carboidratos se destacam por fornecer energia para o corpo; os lipídios servem de reserva de energia, ajudam a absorver algumas vitaminas, além de proteger contra choques mecânicos e o frio; e as proteínas são fundamentais para o crescimento e a manutenção dos tecidos do corpo.

Já os micronutrientes se dividem em dois grupos: as vitaminas, que estão relacionadas com as mais diversas funções do organismo, como o fortalecimento do sistema imunológico, a manutenção de tecidos e a realização dos processos metabólicos; e os sais minerais, que atuam nas mais variadas funções, como a constituição de ossos e dentes, regulação de líquidos corporais e composição de hormônios.

A carência desses nutrientes pode provocar uma série de problemas. A falta de vitamina A, por exemplo, desencadeia problemas na visão, como a cegueira noturna. Já a falta de cálcio e vitamina D pode causar osteoporose ou enfraquecimento dos ossos. O consumo insuficiente de frutas e vegetais está associado ao aumento da incidência de câncer. E o consumo em excesso de gordura saturada pode causar doenças cardiovasculares.

Veja a importância dos diversos nutrientes

Os nutrientes dos alimentos sustentam as atividades do dia a dia, protegem as células dos danos ambientais e reparam qualquer dano celular que possa ocorrer.

A proteína recria o tecido lesionado e promove um sistema imunológico saudável. Os carboidratos e gorduras alimentam o nosso corpo, enquanto vitaminas e minerais servem para apoiar os processos vitais.

As vitaminas A, C e E, por exemplo, atuam como antioxidantes para proteger suas células contra toxinas, e as vitaminas do complexo B ajudam a extrair energia dos alimentos que você ingere. Cálcio e fósforo mantêm os ossos fortes, enquanto o sódio e potássio ajudam a transmitir sinais nervosos.

Sem uma dieta saudável, podemos comprometer qualquer uma dessas funções essenciais. O recomendável é que façamos pelo menos três refeições e dois lanches saudáveis por dia. Além disso, também é importante comer diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

alimentação saudável - purificatta

Fique atento também ao controle de peso

Além de atentar para a qualidade dos alimentos que você consome, também é importante cuidar da quantidade de calorias que são ingeridas. Não se deve comer nem mais nem menos do que o organismo precisa. Portanto, para manter o peso, você precisa consumir o mesmo número de calorias que são queimadas ao longo do tempo.

Quando você acumula tecido adiposo, aumenta o risco de desenvolver problemas de saúde, como doenças cardíacas, hipertensão, problemas respiratórios, diabetes e câncer. Uma dieta com refeições saudáveis e sem excesso de calorias ajuda você a não apenas se sentir melhor, mas também a prolongar a sua vida.

Se você não está acostumado a ter uma dieta saudável, fazer mudanças graduais poderá aos poucos ajudá-lo a melhorar a sua maneira de comer. Você pode substituir o consumo de refrigerantes pelo de água e sucos, por exemplo. Além disso, pode escolher consumir carnes magras em vez de cortes gordurosos, grãos integrais em vez de grãos refinados. Procure também diminuir a ingestão de gorduras e aumentar o consumo de fibras alimentares.

Conheça os benefícios de se hidratar corretamente

Tomar água em quantidade suficiente é muito importante, pois ela é responsável por vários processos que ocorrem em nosso corpo. Muitas das funções de nosso organismo, como digestão, circulação e eliminação de toxinas, podem ser beneficiadas apenas pela mudança no modo de consumir água.

Esse líquido precioso é responsável pelo transporte de nutrientes, moléculas e outras substâncias orgânicas. Além disso, a água é essencial nos processos fisiológicos, desde a digestão até a absorção e excreção de substâncias. Ela ajuda na filtração renal, na eliminação das toxinas da alimentação, além de hidratar pele, cabelo e intestino. Portanto, é muito importante consumir a quantidade ideal de água por dia e utilizar uma água de boa qualidade.

Como vimos, a alimentação saudável é de importância fundamental para o funcionamento adequado de nosso organismo. Para ser mais saudável, você deve consumir uma boa variedade de alimentos, com moderação e proporcionalidade, e não se esquecer de se hidratar bem.

Você gostou desse artigo? Quer saber mais sobre como ter uma dieta mais saudável e balanceada? Fique de olho no nosso blog para mais conteúdos como este!

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também