Quer economizar e ajudar o planeta? Então não desperdice alimentos!

Você já parou para pensar que evitar o desperdício de comida pode contribuir para um mundo mais sustentável? Estima-se que no Brasil descarta quase 40 milhões de toneladas de restos de alimentos todos os anos. O país está no ranking dos 10 que mais desperdiçam alimento no mundo. De acordo com Organização das Nações Unidas para Alimentação (FAO) este desperdício traz consequências financeiras muito sérias para as famílias, pois estima-se que uma família desperdiça o equivalente a um salário mínimo todos os anos, com restos de comida que poderiam ser consumidos, mas vão parar na lata do lixo.

Além do desperdício financeiro, isso gera um problema ambiental, pois esta comida vai parar nos aterros sanitários, que operam na sua capacidade limite, e geram gases de efeito estufa. Além disso, é preciso lembrar que a grande quantidade de água que é necessária para a produção de alimentos, que também acaba sendo desperdiçada.

Para ajudar você a economizar dinheiro no final do mês, e ainda ajudar o meio ambiente, nós da Purificatta vamos te dar algumas dicas, para que juntos possamos ajudar a transformar nossa sociedade em um lugar mais sustentável.

Planeje o seu cardápio

Se você planejar o cardápio de mantimentos para vários dias seguidos, você irá comer alimentos variados e terá certeza que está consumindo todos os nutrientes necessários para se manter saudável. Planejando o que vai comer, você consegue evitar o desperdício de alimentos. Uma boa dica é procurar uma nutricionista para te ajudar a iniciar esta prática.

Consciência no supermercado

Com planejamento, você irá economizar no supermercado, pois saberá o precisa comprar, e vai evitar de levar para casa aquele alimento que vai ficar no fundo da geladeira, ou no canto do armário da cozinha até perder a validade.

Validade

Fique atento a validade dos produtos. Muitas vezes compramos por impulso quando vemos uma promoção. O problema é que geralmente estes produtos estão às vésperas de perder a validade. Então certifique-se de que este alimento está no seu cardápio planejado, e que você irá consumir ele dentro de poucos dias.

Seja criativo

É importante cozinhar a quantidade exata do que você vai comer. Porém, algumas pessoas gostam de fazer um pouco a mais para reaproveitar em outra refeição. O reaproveitamento é mais fácil de ser incorporado aos hábitos diários se você usar a criatividade. Uma boa dica é usar o macarrão que sobrou do almoço para fazer uma salada fria no dia seguinte ou a sobra do frango pode se tornar uma ótima torta. O arroz pode se transformar em um bolinho muito saboroso. Já pensou em fazer um risoto somente com as sobras do dia anterior?

Perca a vergonha

Você foi comer em um restaurante a quilo e sobrou comida no prato. Então peça uma embalagem e leve para casa. Você já pagou pela comida, ela é de boa qualidade e saborosa, então, porque ela precisa ir para a lata de lixo? Em muitos países essa é uma prática muito comum, tanto que os restaurantes, geralmente já oferecem a venda de embalagens descartáveis para o cliente levar para casa a comida que não consumiu.

Marmitas

Você trabalha ou estuda longe de casa e precisa fazer uma refeição fora? O que acha que aproveitar aquela sobra do jantar para fazer uma marmita? Faça as contas e veja quanto você gasta todos os meses comendo comidas rápidas de rua, como pastéis e cachorro-quente. Uma boa dica é complementar a marmita com uma fruta da época que certamente terá um preço muito acessível.

 

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também