sustentabilidade em condomínios

Sustentabilidade em condomínios: 5 dicas para colocar em prática

A sustentabilidade em condomínios pode ser boa não apenas para o meio ambiente, mas também para a redução de gastos e para o bem-estar dos moradores.

Nos dias de hoje, cada vez aumenta mais a preocupação com meio ambiente e qualidade de vida. A busca por esses cuidados deve estar em todas as esferas da nossa vida – na nossa casa, trabalho, escola, locais de lazer e etc.

A sustentabilidade em condomínios pode ser boa não apenas para o meio ambiente, mas também para a redução de gastos e para o bem-estar dos moradores. Confira algumas dicas importantes que você pode colocar em prática para hábitos mais sustentáveis em seu condomínio:

Coleta seletiva do lixo

O descarte correto dos resíduos é um ótimo início para a sustentabilidade em condomínios. Sendo morador, o certo já é ir separando pelo menos o lixo seco do orgânico dentro das suas casas, pois isso auxilia na coleta mais tarde.

Como síndico, estabeleça um espaço apropriado para que os condôminos deixem o lixo. Divida em categorias como metal, papel, vidro e material orgânico, isso vai facilitar a coleta e reciclagem, além de tornar o ambiente muito mais higiênico.

Use lâmpadas de LED e sensores de presença

Seja dentro das casas ou nos ambientes comuns do condomínio, outra dica bem simples é substituir toda a iluminação por lâmpadas de LED. Mesmo sendo mais caras, esse tipo de lâmpada traz muita economia já que gasta muito menos em consumo energético.

O LED irá reduzir cerca de 60% dos gastos com energia no seu condomínio, além de ter maior durabilidade (cerca de cinco anos a mais) quando comparado com as lâmpadas fluorescentes comuns.

A instalação de sensores de presença em locais de uso comum do condomínio também gera economia e diminui o consumo de energia. Dessa forma, evita-se que a luz fique acesa 24 horas, fazendo com que ela acenda somente quando alguém estiver utilizando o ambiente.

sustentabilidade em condomínios

Faça o controle hidráulico 

Uma das principais questões quando se fala em sustentabilidade é o desperdício da água. Para hábitos de sustentabilidade em condomínios, o relógio que controla o consumo da água deve ser verificado com frequência, a fim de resolver rapidamente quando surgirem problemas de vazamentos.

Como responsável por um condomínio, é importante optar pela instalação de hidrômetros e realizar inspeções regularmente.

Invista em áreas verdes

Sabemos que as áreas verdes auxiliam na qualidade do ar que respiramos, principalmente, em meio às grandes cidades. Mesmo em locais residenciais, com muita construção, é possível adaptar áreas com gramas, folhas, plantas e árvores, sejam elas na decoração ou em espaços comuns de lazer do condomínio.

 

Reduza o uso de plásticos

O plástico é um dos grandes vilões da sustentabilidade, já que é uma das propriedades que mais demoram na decomposição e mais poluem o meio ambiente.

Mas, é possível reduzir o consumo de plástico no dia a dia das nossas casas e condomínios.

Utilize menos sacolas plásticas, copos descartáveis nos bebedouros e materiais descartáveis nos ambientes comuns.

Outra dica importante é na distribuição de água para consumo. A Purificatta pode ter a solução quando se trata de água pura, de forma sustentável e econômica para o seu condomínio. Conheça as máquinas inteligentes Purificatta!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também