Sustentabilidade nas empresas: como implementar medidas sustentáveis?

A sustentabilidade está diretamente ligada a ações que visam suprir as necessidades básicas dos seres humanos sem causar danos ao meio ambiente. Nessa perspectiva, os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras também possam ter acesso a eles.

Essa nova consciência sobre a importância de preservar os recursos naturais também tem implicações mercadológicas. Afinal, os consumidores cada vez mais valorizam as empresas que demonstram ter responsabilidade ambiental e social. Muito mais que um meio para obter lucro, essa postura contribui para o fortalecimento das marcas e a inserção das empresas na sociedade.

Veja como estimular a sustentabilidade nas empresas

Além de trazer benefícios ao meio ambiente e à sociedade, a sustentabilidade nas empresas pode trazer diversas vantagens econômicas. Isso pode ser obtido com pequenas ações, como a economia na conta de luz e água, por exemplo. Também se pode ganhar com a economia de matérias-primas, de energia, nos processos de produção ou no descarte adequado de resíduos.

Mas os benefícios vão muito além desses. Quando uma empresa assume uma postura ética e sustentável, ela passa a ser vista como uma empresa responsável pelos consumidores. Desse modo, a marca se fortalece e os seus produtos e serviços ganham muito mais projeção no mercado.

Afinal, a mensagem implícita nas ações sustentáveis é que a empresa se mostrará igualmente responsável com relação aos produtos e serviços que oferece. Isso porque a sustentabilidade nas empresas não visa ao lucro a qualquer preço. Os ganhos podem estar na relação ética que estabelece com consumidores e fornecedores. Para valorizar essas práticas, as empresas devem utilizar a publicidade não apenas para vender produtos, mas também para reforçar ações de cidadania.

Por outro lado, se uma empresa adota medidas que prejudicam de algum modo o meio ambiente e a sociedade, ela corre o risco de ter a sua imagem completamente arruinada.

Adote ações sustentáveis no dia a dia de sua empresa

O desafio das empresas hoje em dia é saber como incorporar os conceitos de sustentabilidade ao dia a dia dos negócios. Para isso, não é preciso fazer grandes investimentos e nem uma exclusividade das grandes empresas.

Diversas ações sustentáveis podem ser adotadas no dia a dia das empresas:

  • Reduzir o uso do carro, evitando a emissão de gases causadores do efeito estufa;
  • Descartar o seu lixo de modo correto e separar o lixo reciclável do orgânico;
  • Preferir garrafas de água mineral reutilizáveis para reduzir o descarte de lixo plástico;
  • Não jogar óleo de cozinha em ralos de pias para não contaminar a água;
  • Utilizar energia renovável, como a energia solar, por exemplo;
  • Evitar desperdícios e praticar o consumo consciente de água;

 

sustentabilidade nas empresas

  • Evitar deixar luzes acesas e equipamentos elétricos ligados desnecessariamente para poupar energia;
  • Fazer uso de produtos reciclados ou reciclar as próprias embalagens;
  • Garantir que não há na empresa nenhum vazamento de água, ar condicionados ligados sem necessidade,
  • Utilização excessiva de papéis, e assim por diante;
  • Utilizar somente matéria-prima necessária, evitando desperdícios;
  • Optar por embalagens que não agridam o meio ambiente e sejam fáceis de reciclar;
  • Utilizar cisternas para captar água da chuva e usá-la para lavar o chão ou regar as plantas.

Saiba como substituir o plástico no cotidiano

O plástico está em toda parte de nossa rotina diária. Porém, esse material também se mostra bastante agressivo ao meio ambiente, quando usado de modo descartável, pois leva cerca de 200 anos para ser decomposto na natureza.

Portanto, evite comprar garrafinhas d’água, pois nem todas são totalmente recicláveis. Mas caso você queira utilizá-las, procure reabastecê-las e reutilizá-las com água tratada, em vez de simplesmente jogá-las no lixo.

A melhor opção é usar água em galões retornáveis ou beber água tratada por um bom sistema de purificação. Muitas empresas e condomínios já têm estações de água compartilhada, que oferecem água de qualidade a um preço mais acessível.

Conheça as vantagens das estações de tratamento de água

A Purificatta, empresa pioneira no setor das chamadas estações de purificação de água coletivas no País, produz estações de tratamento de água de uso coletivo para os mais diversos tipos de aplicações. Elas podem ser instaladas em empresas, condomínios, mercados, academias, escolas, entre outros locais.

conheça a máquina Purificatta

Para garantir a qualidade do produto, a máquina tem seis filtros de purificação, capazes de eliminar bactérias, pesticidas, metais pesados, entre outros poluentes. Diferentemente dos outros tipos de filtros, a água passa por uma membrana de osmose reversa, que retira a maior parte das impurezas. Outra etapa importante é a de lâmpada ultravioleta, que faz a esterilização e eliminação de bactérias.

Pela qualidade da água, a máquina obteve a certificação máxima junto ao Inmetro. Outra das grandes vantagens é a economia – a sua água tem custo até 60% menor em comparação com a água mineral. Clique aqui e conheça mais sobre a máquina Purificatta em empresas.

Como vimos, a sustentabilidade nas empresas é muito valorizada no mundo atual e se mostra um diferencial competitivo importante. Ela ajuda a preservar o meio ambiente e contribui para a valorização das marcas e redução dos gastos.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também