Você pode ajudar a reduzir a poluição das águas

Desde criança aprendemos que a água é fundamental para as nossas vidas.  Entretanto, muitos países no mundo sofrem com a escassez ou má distribuição de água. Há também países que tem água em grande quantidade, porém, sofrem com a contaminação dos seus recursos hídricos.

Em muitos casos, a falta de planejamento na expansão das cidades resulta na ocupação de margens de rios, nascentes, ou de lagos. Há também o problema do descarte de resíduos de forma imprópria, ocasionando poluição dos recursos hídricos. Poluir rios ou lagos, traz uma grande redução na qualidade de vida. E muitas vezes as populações das cidades não tem consciência do quão nociva é a poluição para as suas vidas.

O esgoto que é liberado sem tratamento nos rios, pode causar a diminuição da concentração de oxigênio, provocando a morte de peixes e outros organismos aquáticos, escurecimento da água e exalação de odores desagradáveis.

Nós da Purificatta, queremos te fazer um convite. Seja você também é um difusor de boas práticas ajude a divulgar informações para conscientizar as pessoas mais próximas sobre a importância da despoluição das águas. Ter segurança hídrica é ter água de qualidade a todas as pessoas, o tempo todo. Esse é o grande desafio, tanto do poder público, quanto do setor privado. E é nossa responsabilidade como cidadãos cuidar o bem-estar de toda a sociedade.

Pequenas ações que fazem diferença

Pequenas ações do dia a dia podem fazer uma grande diferença. Muitas destas atitudes são de conhecimento geral, mas a maior parte das pessoas tem dificuldade em incorporá-la no seu cotidiano.

Você pode colaborar com atitudes diárias, como guardar o óleo de cozinha usado em uma garrafa e entregue para uma cooperativa para produzir sabão. Lembre-se que o óleo descartado no ralo da pia tem um impacto negativo muito grande quando vai para os rios e lagos.

Além disso, no encanamento das casas, existe a “caixa de gordura” que armazena gordura proveniente das pias. O descarte incorreto na pia de óleo de cozinha provocará o entupimento dos encanamentos e acúmulo de gordura na caixa. Quando isso ocorre, é necessário limpá-la, além dos encanamentos. A outra parte do óleo descartado que passou pelos encanamentos e não ficou retido na caixa de gordura, chega às redes que coletam o esgoto doméstico. Quando o esgoto sem tratamento chega a um rio, o óleo de cozinha misturado ao esgoto irá poluir esse corpo hídrico.

 

Outra atitude bastante simples é não descartar medicamentos sem validade no vazo sanitário. Lembre-se que você pode levá-lo a um ponto de coleta, onde será feito um descarte adequando, pois, esses medicamentos tem um impacto muito negativo na biodiversidade.

Além disso, você pode começar a comprar produtos biodegradáveis para limpar a casa, já que os produtos químicos são grandes poluidores.

O ideal seria que toda a água utilizada fosse encaminhada para as redes de tratamento de esgoto, porém nem sempre isso é o que acontece. Diante deste cenário o poder público e a população precisam se conscientizar sobre a importância da água e juntos elaborar estratégias para combater os problemas ambientais que ameaçam a disponibilidade desse recurso no planeta.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Assine nossa Newsletter!

Leia Também